A percepção de risco diz  respeito à sensibilidade do colaborador na identificação de riscos existentes  no ambiente organizacional.
Ela é desenvolvida através  da conscientização  e capacitação da equipe nas situações de risco elevado. É um  tema que envolve o comportamento humano e a capacidade de reconhecer situações  no entorno.
A percepção de risco na segurança  do trabalho é um dos principais fatores que devem ser trabalhados, seja  pela equipe técnica de segurança, seja pelos líderes de equipe ou pelos colaboradores.
Através da percepção dos riscos  presentes no ambiente de trabalho, é possível desenvolver medidas de controle  que diminuirão a ocorrência de acidentes e incidentes, além de promover a saúde  ocupacional dos trabalhadores.
A segurança do trabalho deve ser  feita tanto pela equipe técnica quanto pelo conjunto de trabalhadores e  lideranças, sendo papel fundamental de todos o cuidado ativo e genuíno para com  o próximo, e a constante atenção quanto aos riscos  no ambiente de trabalho.
Portanto, uma  boa gestão de segurança envolve o treinamento e incentivo dos trabalhadores que  estão presentes na frente de obra, para que esses desenvolvam uma boa percepção  dos riscos, e os aponte para que a equipe de segurança possa desenvolver  medidas de controle adequadas.
    Desta forma, o desenvolvimento de uma cultura de  identificação dos riscos presentes, através do treinamento da percepção de  risco para todos os trabalhadores, facilitará no reconhecimento destas  condições logo no início, prevenindo que ela venha a causar danos ou acidentes  de trabalho. Assim, desenvolvemos nossos serviços para promover um ambiente  mais seguro para nossos colaboradores.