Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a  mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se  discute energia, eficiência  energética significa gerar  a mesma quantidade de energia com menos recursos  naturais ou  obter o mesmo serviço (“realizar trabalho”) com menos energia.
Todos nós pode contribuir para um uso  mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja,  aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade
Elaboramos  estudos e análises que nortearão as escolhas com vistas à promoção da prestação  eficiente do serviço público e do desenvolvimento eficaz de todo o setor de  energia, para melhor atender o bem-estar social, o interesse coletivo e o desenvolvimento  sustentável.
A  partir das definições das diretrizes de política energética, se desenvolvem os  estudos e as pesquisas que irão efetivamente nortear o desenvolvimento do setor  energético.
Esse  conjunto de estudos e pesquisas, quando sistematizados e continuados, constitui  o ciclo de planejamento energético integrado e produzem instrumentos  importantes para ações e monitoramento, como os planos decenais, planos de  longo prazo, boletins e resenhas periódicas, análises de conjuntura e estudos  específicos.