MANUTENÇÃO E REPARO EM REDUTOR DE VELOCIDADE

Os procedimentos de manutenção em redutores de velocidade envolvem: recuperação de eixos, fabricação de peças (pinhão, engrenagens e eixos), lubrificação de peças internas, troca de rolamentos, mancais e retentores, análise de partículas e testes de desempenho do equipamento quanto à redução da velocidade proporcional  ao aumento do torque.

A periodicidade da manutenção em redutores de velocidade varia de acordo com o equipamento em uso e também o modelo e/ou marca, e recomenda-se estipular um cronograma de manutenção em redutores de velocidade em caráter preventivo para evitar gastos onerosos quando o item tenha sua funcionalidade comprometida e interrompida por muito tempo.  Danos nesse sentido podem acarretar avarias severas ou mesmo ocasionar acidentes, como, por exemplo, em redutores de velocidade utilizados em turbinas de avião. Por isso, a manutenção em redutores de velocidade nunca deve ser negligenciada.

Dada à importância da manutenção em redutores de velocidade, recomenda-se a contratação de uma empresa especializada, com profissionais capacitados no manuseio dos equipamentos e ferramentas necessárias para a garantia de um serviço de qualidade em redutores de diversas marcas.